Colégio estadual Nossa Senhora da providência
Duração: Três aulas de 50 minutos cada.
Professora : Rosiclene Barros Lima
Disciplina: Matemática / Ano: 6º “C”
PLANO DE AULA
Competência
Ser capaz de perceber a importância dos números, suas prioridades, suas inter-relações, seus significados e o modo como, historicamente foi construído, bem como sua eficácia na resolução de situações-problema no seu cotidiano.
Habilidades
*Verificar, pelo algoritmo da divisão, se um número é ou não divisível por outro.
*Saber que existem regras práticas que nos permitem verificar se um número natural é divisível por 2,3,4,5,6,8,9,10.
Conteúdo:
• Reconhecer os critérios de divisibilidade de um número
SITUAÇÃO DIDÁTICA:
1ª aula
Para introdução do assunto”Reconhecer os critérios de divisibilidade de um número” será colocado para os alunos alguma situação que envolva o assunto, como por exemplo: “Em uma determinada sala de aula , o professor de Matemática falou para seus alunos: Cada um de vocês pensem em um número par qualquer; agora dividam esse número por 2.
Posso afirmar que o resultado da conta de divisão é exata, ou seja, o resto da divisão é zero. O que eu afirmei está certo ou errado? Pó que?
Após o questionamento, o professor conduzirá os alunos a sala de vídeo
Vídeo Critérios de divisibilidade ou Critérios de divisibilidade
“Que explica que quando trabalhamos com divisão de números naturais, podemos utilizar algumas regras que nos auxiliam, de forma que não seja necessário realizar os cálculos. Essas regras são conhecidas como critérios de divisibilidade.”
2ª aula
Na sala de informática o trabalho será realizado em duplas, os alunos deverão acessar e navegar no site abaixo . A professora conduzirá os alunos explicando que deverão apertar o botão aprendendo lendo Deixando que os alunos naveguem livremente conduzindo- os e chamando a atenção para fazerem as leitura atentamente
http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/criterios.htm,.
3ª aula
Após a navegação no site indicado e a leitura explicativa os alunos irão resolver alguns exercícios envolvendo critérios de divisibilidade de um número. Encontrado no mesmo site apertando o botão ( Aprendendo fazendo)
http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/criterios.htm
A professor, conduzirá os alunos a resolverem, um a um os exercícios, em uma folha de papel, justificando as respostas e logo após digite a resposta no aplicativo e verifique se está certa ou errada. Peça a eles também que registrem, na folha de papel, as questões corretas com um “C” de certo e nas questões erradas.
Recursos:
Internet, vídeo, computador, data show
Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário